A sociedade
brasileira assiste perplexa a crise institucional que se instalou no PAÍS. A
IMPRENSA diariamente divulga as irregularidades promovidas pelos agentes
públicos, que através de práticas políticas e administrativas inaceitáveis, identificadas
nas organizações públicas, tais como: Corrupção, favorecimento ilícito, lavagem
de dinheiro, tráfico de influência, peculato, entre outros.
Práticas essas
extremamente danosas para o erário público, para o País e consequentemente para
a sociedade brasileira, tão carente de melhores serviços públicos de qualidade.
A sociedade
brasileira já se manifestou que não deseja pagar a conta, pelos descasos e
desvios de conduta identificados pelo pelos órgãos estatais: MPF – Ministério
Público Federal, Justiça Federal e Polícia Federal, que através de operações
coordenadas, realizam diversas ações de combate a corrupção, dentre elas a
chamada operação LAVA JATO e a operação ZELOTES.
Operações estas que estão abalando as estruturas da Republica Brasileira.
Frente a todos os
descasos, o Governo Federal alardeia a necessidade de mais IMPOSTOS e da
realização de ajustes e mudanças, isso sem oferecer nenhuma possibilidade de melhoria
dos serviços prestados a sociedade, além da corrupção que está impregnada em
diversos órgãos do governo brasileiro, quer seja nos níveis federal, estadual e
municipal.
Não! A sociedade
não aceita e não suporta ser conduzida
coercitivamente a pagar mais IMPOSTOS e ser a responsável por esses descasos. “Se
queres mais recursos, melhorem a gestão, senhores administradores públicos”.
Ora, o Brasil é um dos países que mais se
paga impostos no mundo e em que a população não obtém o retorno devido. Segundo
a Associação comercial de São Paulo o valor pago em Impostos pelos Brasileiros
no ano e 2015 chegou ao valor de R$ 2 trilhões de Reais.
Há serviços
prestados para a população? E os serviços prestados são de qualidade? atendem a
demanda da sociedade? Os recursos públicos são utilizados de forma transparente?
Os gestores públicos planejam as ações com base nas demandas da sociedade? Há
transparência e responsabilização quando identificado mau uso dos recursos?
São questões
importantes que precisam ser atendidas e
explicitadas para que se tenha uma gestão pública mais profissional e que
atenda melhor os anseios das sociedade.
Neste contexto, é
importante destacar que para se obter uma Gestão Pública de Qualidade é
essencial que as organizações públicas, os estados, municípios e a união tenham em seus quadro profissionais competentes e que estejam comprometidos em servir a sociedade, atendendo os
princípios constitucionais da Legalidade,
Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, que devem nortear
todas as ações das pessoas que desejem atuar no serviço público.
Adm. Kleber Cavalcante de Sousa
Administrador e Professor.
Conselheiro do CRA/RN
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